SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Acima de tudo, que a escola nos ensine. Em defesa da escola de surdosVestibulares videogravados em LIBRAS entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CARVALHO, Alexandre Filordi de  e  AQUINO, Julio Groppa. Depois de em defesa da escola: uma entrevista com Jan Masschelein e Maarten Simons. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.705-719. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646355.

O intuito da entrevista com os autores de Em defesa da escola foi o de debater a recepção da referida obra no contexto das pesquisas em educação no Brasil. Por um lado, tratou-se de indagar pelo próprio alcance da ideia de defender a escola, levando em consideração um contexto sócio-histórico que ainda circunscreve a escola no registro funcional de aparelho de Estado. Por outro lado, e como consequência, recolocou-se em questão o horizonte teórico do livro, capaz de sustentar a defesa da escola como res publica. Em ambas as frentes, a entrevista acaba por lançar luz a uma tríplice problematização: a) os impasses acerca do que significa argumentar em favor da educação formal na contemporaneidade; b) as consequências de se pensar a prática escolar apenas segundo uma dimensão teórico-pedagógica, como defendem os autores; c) a constante tensão existente entre atualização das experiências históricas na multiplicidade do contexto escolar e a pressuposição de se pensar um modelo geral de escola. A partir da presente entrevista, tanto os críticos quanto os signatários das teses de Masschelein e Simons ganham novas ferramentas para repensar os contornos ético-políticos de Em defesa da escola.

Palavras-chave : Jan Masschelein; Maarten Simons; Em Defesa da Escola; Entrevista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )