SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Vestibulares videogravados em LIBRAS entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadorasImagens-estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PEREIRA, Eduardo; MATIAS, Lindon Fonseca  e  LIMA, Suely Franco Siqueira. Contribuições tecnológicas para elaboração de atlas escolar. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.737-758. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646252.

As tecnologias digitais estabeleceram um novo paradigma para elaboração e apresentação de atlas escolares, principalmente quanto a sua função no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, se faz necessário conhecer os recursos que surgiram com os avanços tecnológicos e como eles podem ser aproveitados para o desenvolvimento deste tipo de atlas. Este trabalho apresenta tecnologias relacionadas a atlas digitais e contribuições pedagógicas do frameworkWeb2py e do API do Google Maps, na elaboração de atlas escolares. Com base na experiência da elaboração do protótipo “Atlas Ambiental da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo”, são aqui destacadas as contribuições que esses recursos podem oferecer no desenvolvimento de atlas e em especial os escolares. Espera-se com este artigo evidenciar que é possível aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para elaborar esse tipo de material didático, que atenda às necessidades educacionais de hoje, bem como indicar um caminho metodológico na elaboração de novos atlas escolares.

Palavras-chave : Atlas Escolar; Web2py; API do Google Maps; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )