SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Technological contributions to school atlas elaborationReflections on online mediations in the process of continuing education for teachers focusing on local environmental problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BELLO, Samuel Edmundo Lopez  and  MARQUES, Diego Souza. Imagens-estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.759-772. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255.

O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigação, se desprendem de seus referenciais subjetivos e objetivos. Resultados: Assim, depois de um movimento que propicia a produção de imagens derivadas da lembrança, buscamos estilhaçar as cadeias representativas e causais que poderiam ainda estar ligadas a elas. Conclusão: Tal movimento tem como objetivo uma análise posterior tendo em vista a criação de uma concepção de aprendizagem que seja inspirada na interseção filosófico-artística de “Proust e os signos”.

Keywords : Metodologia de Pesquisa; Imagem; Filosofias da Diferença; Deleuze; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )