SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Contribuciones tecnologicas a preparación de atlas escolarReflexiones de mediciones online en el proceso de formación continuada de profesores con foco en los problemas ambientales locales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BELLO, Samuel Edmundo Lopez  y  MARQUES, Diego Souza. Imagens-estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.759-772. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255.

O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigação, se desprendem de seus referenciais subjetivos e objetivos. Resultados: Assim, depois de um movimento que propicia a produção de imagens derivadas da lembrança, buscamos estilhaçar as cadeias representativas e causais que poderiam ainda estar ligadas a elas. Conclusão: Tal movimento tem como objetivo uma análise posterior tendo em vista a criação de uma concepção de aprendizagem que seja inspirada na interseção filosófico-artística de “Proust e os signos”.

Palabras clave : Metodologia de Pesquisa; Imagem; Filosofias da Diferença; Deleuze; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )