SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Contribuições tecnológicas para elaboração de atlas escolarReflexões das mediações online no processo de formação continuada de professores com foco nos problemas ambientais locais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BELLO, Samuel Edmundo Lopez  e  MARQUES, Diego Souza. Imagens-estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.759-772. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255.

O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigação, se desprendem de seus referenciais subjetivos e objetivos. Resultados: Assim, depois de um movimento que propicia a produção de imagens derivadas da lembrança, buscamos estilhaçar as cadeias representativas e causais que poderiam ainda estar ligadas a elas. Conclusão: Tal movimento tem como objetivo uma análise posterior tendo em vista a criação de uma concepção de aprendizagem que seja inspirada na interseção filosófico-artística de “Proust e os signos”.

Palavras-chave : Metodologia de Pesquisa; Imagem; Filosofias da Diferença; Deleuze; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )