SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Reflections on online mediations in the process of continuing education for teachers focusing on local environmental problemsGender and sexualities in unstable times: digital media, identifications and conflicts. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BERNARDO, Julio Cesar Oliveira  and  KARWOSKI, Acir Mario. A leitura em dispositivos digitais móveis. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.795-807. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646395.

A presença das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) na sociedade contemporânea é um fato indubitável. Vivenciamos o desenvolvimento e a consolidação cada vez mais ampla da cultura digital. As telas digitais vêm reconfigurar as relações com a informação e com os processos de ensino e aprendizagem. As práticas de leitura passam a ocorrer agora também em outros suportes, como os próprios dispositivos móveis digitais, concretizando práticas de multiletramentos e trazendo novos comportamentos sociais que se refletem na formação de leitores. Este artigo está ancorado em pesquisa realizada com uma turma de acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Letras de uma universidade federal, com metodologia de caráter participante e com abordagem qualitativa. Tem como objetivo analisar a viabilidade da leitura em dispositivos móveis digitais, com foco no telefone celular, a partir dos resultados apresentados. As práticas de ensino observadas, com viés de participação e construção coletiva, reconhecem o valor de processos multidisciplinares relacionados a ‘mobile learning’, assim como demonstram que a leitura no suporte móvel telefone celular é uma recorrência passível de relevantes apontamentos pedagógicos e observações diversas no campo das linguagens.

Keywords : Mobile Learning; Leitura; Ensino; Telefone Celular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )