SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Gênero e sexualidades em tempos instáveis: mídias digitais, identificações e conflitos. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MANTOAN, Maria Teresa Egler  e  LIMA, Norma Silvia Trindade de. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.824-832. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274.

No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.

Palavras-chave : Diferença; Inclusão; Escola; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )