SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Possibilidades de ressignificações nas práticas pedagógicas emergentes da gamificaçãoA produção do efeito simbólico da escola pública no acesso de estudantes ao ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FERREIRA, Degson; BAIDYA, Tara Keshar Nanda  e  FREITAS, Angilberto Sabino de. A relação entre sistemas de compensação e motivaçãoi: um estudo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.27-48. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646436.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar de que forma um sistema de compensação (remuneração e promoção) exerce influência na motivação dos colaboradores docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para tanto, sistematiza-se um referencial teórico acerca dos aspectos que envolvem a motivação das pessoas, bem como aqueles relacionados às características dos sistemas de recompensas das organizações. A perspectiva de investigação nesta pesquisa é quantitativa de cunho descritivo, adotando-se como procedimento metodológico a realização de uma survey com 290 docentes. Assim, como instrumento de coleta de dados, utilizou-se da aplicação de questionários estruturados. A análise e interpretação dos dados, realizadas com o uso de estatísticas descritivas como a análise múltipla de regressão, permitem destacar que a transparência das oportunidades de progressão e a equidade do sistema de remuneração são variáveis que exercem um efeito positivo estatisticamente significativo tanto na motivação extrínseca quanto na motivação intrínseca dos docentes da UFT. Entre as variáveis independentes que não afetam de forma significativa estatisticamente nenhuma das variáveis dependentes estão transparência do sistema de remuneração e a controlabilidade das oportunidades de progressão.

Palavras-chave : Sistemas de Recompensas; Características dos Sistemas de Recompensas; Motivação Extrínseca; Motivação Intrínseca; Universidade Federal do Tocantins.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )