SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The relationship between systems of compensation and motivation: a study in the Federal University of Tocantins (UFT)Children, mobile devices and formal and informal learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LOPES, Carlos  and  EVANGELISTA, Jéssica Reis. A produção do efeito simbólico da escola pública no acesso de estudantes ao ensino superior. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.49-65. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647431.

O artigo aborda tanto a produção quanto os paradoxos do efeito simbólico de instituição pública de ensino médio, quando do acesso dos seus estudantes à universidade pública. A escola pauta a sua ação em exames de seleção para o ensino superior, mesmo com o ensino médio tendo outras finalidades como a preparação para o trabalho e a cidadania. O efeito esperado da escola é o efeito simbólico, derivado do poder simbólico, sendo esse último, nos termos de Bourdieu (2004), um poder de fazer coisas, poder de consagração ou de revelação e que se faz existir para os outros quando é distinguido. A partir da seleção de escola pública do Distrito Federal (DF), que obteve na imprensa a repercussão por ter estudantes que ingressaram na Universidade de Brasília (UnB), foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola, aplicação de questionário junto a 81 (oitenta e um) estudantes do ensino médio e entrevista com a direção da escola. A construção do efeito simbólico dos resultados da escola se dá em meio a paradoxos a exemplo do não envolvimento de todos os professores em preparar os estudantes aos exames de seleção; estruturalmente, em escala macro e micro, confirma a crise do ensino médio brasileiro em busca de rumos. A tendência é de que escolas busquem suas particularidades por distinção social, aprofundando a desigualdade, conservação e hierarquização na rede escolar.

Keywords : Escola; Efeito Simbólico; Ensino Médio; Exames; Universidade Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )