SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A produção do efeito simbólico da escola pública no acesso de estudantes ao ensino superior“Vocês conhecem algumx ‘heterossexual flexível’?”: Masculinidades performativas em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FANTIN, Mônica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.66-80. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545.

As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis, que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS). A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que interpelam os que atuam com educação e lhes desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto, discutimos os fundamentos teóricos da relação entre crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.

Palavras-chave : Crianças; Práticas Culturais; Escola; Aprendizagem Situada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )