SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1“Do you know any „flexible straight‟?”: Performative masculinities in debateThe derrida's deconstruction and the creative process of Pina Bausch author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CAMARGO, Tassia Lima de  and  CASTANHA, André Paulo. Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.98-117. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796.

O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR, entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa, utilizamos fontes documentais, bibliográficas e entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim, discutimos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito a avançar, para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, condição para a qual precisamos agir a partir de condições concretas, com a clareza de que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas, que dão a plena possibilidade de realizar uma educação voltada à emancipação da classe trabalhadora.

Keywords : Educação e Emancipação; Prática Pedagógica; Educação no Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )