SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1“¿Ustedes conocen algunx „heterosexual flexible‟?”: Masculinidades performativas en debateLa deconstrucción de derrida y el proceso creativo de Pina Bausch índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CAMARGO, Tassia Lima de  y  CASTANHA, André Paulo. Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.98-117. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796.

O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR, entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa, utilizamos fontes documentais, bibliográficas e entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim, discutimos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito a avançar, para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, condição para a qual precisamos agir a partir de condições concretas, com a clareza de que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas, que dão a plena possibilidade de realizar uma educação voltada à emancipação da classe trabalhadora.

Palabras clave : Educação e Emancipação; Prática Pedagógica; Educação no Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )