SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1La deconstrucción de derrida y el proceso creativo de Pina BauschClase al revés: investigación sobre el grado de familiaridad conceptual teorico y práctico de los docentes de la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARTINS, Erikson de Carvalho  y  SANTOS, Gilberto Lacerda. O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do Whatsapp. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.137-152. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647934.

Este artigo tem por objetivo analisar a utilização pedagógica das mídias sociais digitais para o desenvolvimento da argumentação. Buscamos as contribuições teóricas de Wittgeinstein (1999) e Lyotard (2013), que dialogam sobre a construção dos variados jogos de linguagem na interação humana; de Barton e Lee (2015), Xavier e Lyra (2012) e Carvalho Martins (2015), que discorrem sobre a utilização dos espaços digitais para o desenvolvimento da postura/argumentação; e, por fim, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Leitão (2011), que abordam acerca das estratégias argumentativas. Com abordagem qualitativa, de cunho exploratório e com caraterísticas de uma pesquisa-ação, desenvolvemos como metodologia de estudo a aplicação de uma proposta de atividade pedagógica a 21 estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio técnico integrado na disciplina Língua Portuguesa. Essa atividade consistiu na discussão de um tema polêmico em uma mídia social digital escolhida pelos estudantes: o WhatsApp. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo (Bardin, 2009) para a compreensão e interpretação das mensagens postadas no grupo do aplicativo. Finalmente, apontamos que é possível utilizar os espaços de escrita online oferecidos por diversas mídias sociais digitais para o desenvolvimento da argumentação dos estudantes, estimulando-os a discutirem, a apresentarem um posicionamento crítico e a construírem diversos argumentos para defendê-lo.

Palabras clave : Argumentação; Mídias Sociais Digitais; WhatsApp; Proposta Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )