SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A desconstrução derridiana e o processo criativo de Pina BauschSala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Erikson de Carvalho  e  SANTOS, Gilberto Lacerda. O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do Whatsapp. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.137-152. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647934.

Este artigo tem por objetivo analisar a utilização pedagógica das mídias sociais digitais para o desenvolvimento da argumentação. Buscamos as contribuições teóricas de Wittgeinstein (1999) e Lyotard (2013), que dialogam sobre a construção dos variados jogos de linguagem na interação humana; de Barton e Lee (2015), Xavier e Lyra (2012) e Carvalho Martins (2015), que discorrem sobre a utilização dos espaços digitais para o desenvolvimento da postura/argumentação; e, por fim, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Leitão (2011), que abordam acerca das estratégias argumentativas. Com abordagem qualitativa, de cunho exploratório e com caraterísticas de uma pesquisa-ação, desenvolvemos como metodologia de estudo a aplicação de uma proposta de atividade pedagógica a 21 estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio técnico integrado na disciplina Língua Portuguesa. Essa atividade consistiu na discussão de um tema polêmico em uma mídia social digital escolhida pelos estudantes: o WhatsApp. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo (Bardin, 2009) para a compreensão e interpretação das mensagens postadas no grupo do aplicativo. Finalmente, apontamos que é possível utilizar os espaços de escrita online oferecidos por diversas mídias sociais digitais para o desenvolvimento da argumentação dos estudantes, estimulando-os a discutirem, a apresentarem um posicionamento crítico e a construírem diversos argumentos para defendê-lo.

Palavras-chave : Argumentação; Mídias Sociais Digitais; WhatsApp; Proposta Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )