SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1El desarrollo de la capacidadad de argumentación en medios sociales digitales: el uso pedagógico del WhatsappInnovación científica, tecnológica y pedagógica: avances de la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva  y  REIS, Susana Cristina dos. Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.153-175. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648110.

Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da Universidade Federal de Santa Maria, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados e identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.

Palabras clave : Sala de Aula Invertida; Ensino Híbrido; Metodologias Ativas de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )