SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Clase al revés: investigación sobre el grado de familiaridad conceptual teorico y práctico de los docentes de la universidadConcepciones curriculum ambientalización: pensamiento sistémico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MORES, Andréia. Inovação científica, tecnológica e pedagógica: avanços da educação superior. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.176-191. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648641.

O presente artigo está relacionado aos resultados obtidos em uma pesquisa junto aos cursos de Pedagogia EaD de duas universidades brasileiras: uma federal e outra comunitária. Teve-se o objetivo de investigar as inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas dos cursos de Pedagogia EaD de ambas as instituições. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso referendada por Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2005). O lastro teórico contempla os embasamentos de Cattani e Holzmann (2006), Furtado e Freitas (2004), Fullan (2000), Messina (2001), Leite, Cunha e Lucarelli et al. (1999), Santos (2006a, 2006b, 2008), Viotto e Macedo (2003), e Leite (2005), Audy (2006), e outros. O estudo revelou que se está a caminho da construção de práticas inovadoras, pois, em ambos os cursos de Pedagogia EaD estão presentes inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas que potencializaram uma nova maneira de conhecer, ensinar e aprender na universidade.

Palabras clave : Inovação Pedagógica; Científica e Tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )