SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Scientific, technological and pedagogical innovation: higher education advancements.Teaching, training and innovation: interconnected pathways in the configuration of pedagogical knowledge in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patrício de  and  LIMA, Lucia Ceccato e. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.193-209. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818.

Esse artigo tem o objetivo de conhecer as concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. O referencial teórico utilizado para o estudo foi composto pela contribuição de autores do campo da educação ambiental, bem como de autores do pensamento sistêmico. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), análise de conteúdo (BARDIN, 2008) de entrevistas e técnicas de análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) por meio do software MAXQDA 12. Concluímos provisoriamente ao final desse estudo a necessidade de ampliação dessa discussão para o fortalecimento e esclarecimento de conceitos, o que em um movimento mais geral poderá viabilizar a transformação integral das pessoas e das estruturas.

Keywords : Ambientalização Curricular; Educação Ambiental; Pensamento Sistêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )