SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Innovación científica, tecnológica y pedagógica: avances de la educación superiorEnseñanza, formación e innovación: vías interrelacionadas en la configuración del conocimiento docente en educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patrício de  y  LIMA, Lucia Ceccato e. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.193-209. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818.

Esse artigo tem o objetivo de conhecer as concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. O referencial teórico utilizado para o estudo foi composto pela contribuição de autores do campo da educação ambiental, bem como de autores do pensamento sistêmico. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), análise de conteúdo (BARDIN, 2008) de entrevistas e técnicas de análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) por meio do software MAXQDA 12. Concluímos provisoriamente ao final desse estudo a necessidade de ampliação dessa discussão para o fortalecimento e esclarecimento de conceitos, o que em um movimento mais geral poderá viabilizar a transformação integral das pessoas e das estruturas.

Palabras clave : Ambientalização Curricular; Educação Ambiental; Pensamento Sistêmico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )