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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patrício de y LIMA, Lucia Ceccato e. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.193-209. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818.
Esse artigo tem o objetivo de conhecer as concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. O referencial teórico utilizado para o estudo foi composto pela contribuição de autores do campo da educação ambiental, bem como de autores do pensamento sistêmico. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), análise de conteúdo (BARDIN, 2008) de entrevistas e técnicas de análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) por meio do software MAXQDA 12. Concluímos provisoriamente ao final desse estudo a necessidade de ampliação dessa discussão para o fortalecimento e esclarecimento de conceitos, o que em um movimento mais geral poderá viabilizar a transformação integral das pessoas e das estruturas.
Palabras clave : Ambientalização Curricular; Educação Ambiental; Pensamento Sistêmico.