SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Inovação científica, tecnológica e pedagógica: avanços da educação superiorDocência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patrício de  e  LIMA, Lucia Ceccato e. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.193-209. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818.

Esse artigo tem o objetivo de conhecer as concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. O referencial teórico utilizado para o estudo foi composto pela contribuição de autores do campo da educação ambiental, bem como de autores do pensamento sistêmico. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), análise de conteúdo (BARDIN, 2008) de entrevistas e técnicas de análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) por meio do software MAXQDA 12. Concluímos provisoriamente ao final desse estudo a necessidade de ampliação dessa discussão para o fortalecimento e esclarecimento de conceitos, o que em um movimento mais geral poderá viabilizar a transformação integral das pessoas e das estruturas.

Palavras-chave : Ambientalização Curricular; Educação Ambiental; Pensamento Sistêmico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )