SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Concepciones curriculum ambientalización: pensamiento sistémicoUtonomía del profesor: una perspectiva interdisciplinaria para la cultura del cuidado al docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos  y  COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.210-233. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649170.

Este artigo analisa o impacto de um curso e atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou a ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores egressos do curso, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. Desse modo, o estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.

Palabras clave : Educação Superior; Docência; Formação Continuada; Ação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )