SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Enseñanza, formación e innovación: vías interrelacionadas en la configuración del conocimiento docente en educación superiorLa educación y la cuestión del método: un debate sobre tékhne y élenkhos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PENTEADO, Regina Zanella. Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.234-254. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649228.

Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam o processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos que o professor está submetido no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos em diferentes áreas para subsidiar investimentos para inaugurar - na cultura do magistério - espaços de inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos da Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção à saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.

Palabras clave : Educação; Condições do Trabalho Docente; Saúde do Professor; Saberes do Docente; Formação de Professores; Valorização do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )