SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Utonomía del profesor: una perspectiva interdisciplinaria para la cultura del cuidado al docenteLawrence Kohlberg y la años de plomo: las demandas por justicia y la demanda por una moralidad postconvencional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FARINON, Mauricio João. A educação e a questão do método: um debate sobre tékhne e élenkhos. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.261-275. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649261.

Este artigo investiga um problema metodológico muito presente no contexto educacional: a tensão entre a fixação em procedimentos produtivo-instrumentais, ou a postura dialógica na qual ocorre o exame, constituição ou reconstituição dos aspectos epistémicos, existenciais e ético-morais que estão na base das ações humanas. É texto com base teórica, em perspectiva filosófica, com o objetivo de refletir sobre a presença da tékhne na educação e a necessidade de constituição do élenkhos pedagógico. Na base do argumento defendido está a concepção de que a tékhne, enquanto saber produtivo, não é suficiente para atender aos desafios ético-formativos, sendo necessária uma postura metodológica com características postas no diálogo e no exame de si. Esses critérios são próprios do élenkhos, o método dialógico socrático-platônico, oqual remete a um ambiente comunicativo, condição para a autoformação e impulso de vida. Os principaisdesafios na constituição do élenkhos pedagógico são pontuados pelos critérios de liberdade, alteridade, interdisciplinaridade e pensamento enquanto modo de comportamento.

Palabras clave : Educação; Método; Élenkhos; Tékhne.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )