SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A educação e a questão do método: um debate sobre tékhne e élenkhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ASSIS, Eliasaf Rodrigues de; CARNEIRO, Kleber Tuxen; BRONZATTO, Maurício  e  CAMARGO, Ricardo Leite de. Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.276-297. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647967.

Este ensaio dedica-se a compreender o caráter biográfico da teoria cognitivo-desenvolvimentista sobre a moral de Lawrence Kohlberg (1927-1987) e o contexto histórico e social em que ele a desenvolveu. Discute, também, como as investigações que originaram a teoria moral kohlberguiana foram motivadas, em parte, por uma aguda procura pelo sentido de justiça. Essa procura se consolidava nos movimentos sociais de protesto, em produtos culturais como música e fotojornalismo e, ainda, em pesquisas específicas sobre obediência à autoridade. Os “anos de chumbo” vivenciados por Kohlberg cobrem o fim da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, a repressão dos protestos pacifistas e avança até meados da década de 1970. O ensaio propõe que a busca por justiça era tanto pessoal quanto uma demanda por mudança social, em escala global, contemporânea à vida e carreira acadêmica de Kohlberg. Posteriormente, ao conceber a escola como um espaço privilegiado da busca por justiça e pela moralidade pós-convencional, Kohlberg aplicou suas descobertas à educação.

Palavras-chave : Lawrence Kohlberg; Justiça; Moralidade Pós-Convencional; Anos de Chumbo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )