SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Mediación de conflictos, justicia restaurativa: caminos para una escuela más justa? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BOTLER, Alice Happ. Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.305-324. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650401.

Introdução

: O artigo propõe-se a caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem, bem como ampliar a compreensão sobre as concepções de justiça escolar por parte de sujeitos brasileiros e portugueses em termos de sua organização e justificação na contemporaneidade. A análise é distinta e complementar ao viés jurídico que vem tendo centralidade nos debates educacionais quando o assunto é Justiça. Método: Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar concepções de estudantes de escolas brasileiras e portuguesas a respeito de justiça, escola justa, práticas justas/ injustas no interior da organização escolar. O estudo de casos recorreu a entrevistas realizadas em 4 escolas de ensino médio, cujos dados foram analisados com base na bordagem da Análise de Conteúdo. Resultados e Conclusão: Tais dados nos estimulam a considerar que o sentimento de injustiça é mais presente nas escolas brasileiras, em que professores e alunos apontam vivências de indisciplinas e violências no cotidiano escolar, justificando práticas injustas, alertando para as distintas formas que assume a desigualdade social em ambos os países.

Palabras clave : Desigualdade; Escola; Brasil; Portugal; Justiça.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )