SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Justicia y democracia en la escuela: el arte de justificar prácticasLa judicialización de la escuela: el papel de los consejos tutelares en la mediación de los conflictos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCHILLING, Flávia Inês. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.325-342. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506.

Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação1, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.

Palabras clave : Justiça; Direitos Humanos; Escola Justa; Mediação; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )