SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticasA judicialização da escola: o papel dos conselhos tutelares na mediação dos conflitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SCHILLING, Flávia Inês. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.325-342. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506.

Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação1, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.

Palavras-chave : Justiça; Direitos Humanos; Escola Justa; Mediação; Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )