SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Mediación de conflictos, justicia restaurativa: caminos para una escuela más justa?Pistas para una actuación niñable en las experiencias de conflicto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ESTEVES, Pâmela Suélli da Motta. A judicialização da escola: o papel dos conselhos tutelares na mediação dos conflitos. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.343-363. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650654.

As muitas facetas da violência que hoje adentram as diversas instituições de ensino, o cotidiano de professores e tem promovido desestabilizações as muitas concepções de ensino e aprendizagem. As diversas violências escolares que vão desde de conflitos interpessoais, as agressões físicas e psíquicas, indisciplinas e os grandes episódios de massacre desafiam o cotidiano de toda comunidade escolar incitando à construção de “práticas outras” que levem em conta um olhar crítico sobre a cultura específica da escola. Dessa forma, o atual contexto da educação brasileira nos coloca a urgente tarefa de pensar as relações entre uma cultura escolar marcada por violências e a crescente judicialização das relações escolares. Trata-se de discutir os conflitos que conduzem a inserção do sistema jurídico na escola como uma instituição julgadora das concepções de justiça que devem ser legitimadas. A partir dessas ponderações o artigo é dividido em três partes encadeadas. A primeira parte compreende as singularidades das violências escolares. A segunda parte investiga empiricamente o papel da escola nos casos de judicialização dos conflitos e sugere estratégias/alternativas de compreensão/solução das violências escolares que minimizem a recorrência ao judiciário. Por fim, a terceira e última parte apresenta uma concepção de justiça restaurativa como uma alternativa à judicialização e construção de uma escola mais justa. A principal defesa desse artigo consiste no entendimento de que judicializar a escola não apenas enfraquece a autonomia escolar, mas viabiliza que uma cultura jurídica não sensível às situações vivenciadas na escola determine os caminhos a serem seguidos.

Palabras clave : Violências Escolares; Judicialização; Conselho Tutelar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )