SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The judicialization of the school: the role of tutorial advice in the mediation of conflictsSexual education at various temperatures in portuguese school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VICENTIN, Maria Cristina G.  and  GRAMKOW, Gabriela. Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.368-390. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650659.

O campo discursivo da “indisciplina”, do “conflito” e da “violência na escola” tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano escolar, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança. Nesse âmbito, temos visto serem privilegiadas respostas pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes que fragilizam a sustentação dos espaços públicos na escola e o exercício coletivo e compartilhado de análise da produção desses modos de funcionamento escolar e da variabilidade e singularidade de seus processos. Este artigo busca discutir algumas pistas ético-políticas para dispor no território escolar, em diálogo com aportes da sociologia da infância, da psicanálise e da análise institucional, visando a experimentação de outras temporalidades e outros sentidos para as experiências conflituosas, tendo como nortes a legitimidade do agir político de crianças e adolescentes e a utopia ativa de uma escola justa e democrática. Para tanto, nos valeremos da apresentação de vinhetas do cotidiano escolar que nos permitirão evidenciar a potência analisadora das insurgências de crianças e adolescentes assim como certas linhas de produção do descriançável ou do criançável.

Keywords : Infância; Conflito e Educação; Escola; Sociologia da Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )