SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La judicialización de la escuela: el papel de los consejos tutelares en la mediación de los conflictosEducar la sexualidad a varias temperaturas en la escuela portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VICENTIN, Maria Cristina G.  y  GRAMKOW, Gabriela. Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.368-390. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650659.

O campo discursivo da “indisciplina”, do “conflito” e da “violência na escola” tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano escolar, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança. Nesse âmbito, temos visto serem privilegiadas respostas pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes que fragilizam a sustentação dos espaços públicos na escola e o exercício coletivo e compartilhado de análise da produção desses modos de funcionamento escolar e da variabilidade e singularidade de seus processos. Este artigo busca discutir algumas pistas ético-políticas para dispor no território escolar, em diálogo com aportes da sociologia da infância, da psicanálise e da análise institucional, visando a experimentação de outras temporalidades e outros sentidos para as experiências conflituosas, tendo como nortes a legitimidade do agir político de crianças e adolescentes e a utopia ativa de uma escola justa e democrática. Para tanto, nos valeremos da apresentação de vinhetas do cotidiano escolar que nos permitirão evidenciar a potência analisadora das insurgências de crianças e adolescentes assim como certas linhas de produção do descriançável ou do criançável.

Palabras clave : Infância; Conflito e Educação; Escola; Sociologia da Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )