SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Factors for a ‘childness’ expression in conflictual experiencesTo improve the world, the school and the self: the crisscrossing paths of youth experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

RESENDE, José Manuel  and  BEIRANTE, David. Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.391-412. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650670.

As hesitações na implementação das políticas e das ações públicas associadas à educação sexual em meio escolar, desnudam a sua natureza delicada e turbulenta. As exigências de ações coordenadas na escola para as concretizar acentuam a existência de zonas problemáticas entre o modo como professores e técnicos de saúde as concebem criativamente. As ilações analíticas das (des) coordenações atuantes decorrem de análises etnográficas baseadas em metodologias qualitativas. Com efeito, combinar saberes derivados da educação e da saúde, exaltam matizes de delicadeza dos conteúdos e formatos da educação sexual - sexualidade e sexo, corporeidade e corpo. O mesmo acontece com os problemas resultantes de fronteiras pouco nítidas entre domínios do íntimo e do público. Entre as modalidades de intervenção próxima ou distante, ou em suas composições mescladas, as ações em prol de educar em função de boas práticas sexuais, mostram formas de investir assentes em compromissos distintos. De outro lado, as formas investidas têm em consideração as maneiras como os alunos se envolvem e reagem em função da natureza destas ações. Como adolescentes e jovens as suas reações reforçam as nuances problemáticas nas artes de fazer o comum no plural na escola.

Keywords : Educação Sexual; Professores; Técnicos de Saúde; Comum no Plural; Lugares-Comuns.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )