SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Pistas para una actuación niñable en las experiencias de conflictoMejorar el mundo, la escuela y el sí mismo los caminos entrecruzados de la experiencia de los jóvenes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

RESENDE, José Manuel  y  BEIRANTE, David. Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.391-412. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650670.

As hesitações na implementação das políticas e das ações públicas associadas à educação sexual em meio escolar, desnudam a sua natureza delicada e turbulenta. As exigências de ações coordenadas na escola para as concretizar acentuam a existência de zonas problemáticas entre o modo como professores e técnicos de saúde as concebem criativamente. As ilações analíticas das (des) coordenações atuantes decorrem de análises etnográficas baseadas em metodologias qualitativas. Com efeito, combinar saberes derivados da educação e da saúde, exaltam matizes de delicadeza dos conteúdos e formatos da educação sexual - sexualidade e sexo, corporeidade e corpo. O mesmo acontece com os problemas resultantes de fronteiras pouco nítidas entre domínios do íntimo e do público. Entre as modalidades de intervenção próxima ou distante, ou em suas composições mescladas, as ações em prol de educar em função de boas práticas sexuais, mostram formas de investir assentes em compromissos distintos. De outro lado, as formas investidas têm em consideração as maneiras como os alunos se envolvem e reagem em função da natureza destas ações. Como adolescentes e jovens as suas reações reforçam as nuances problemáticas nas artes de fazer o comum no plural na escola.

Palabras clave : Educação Sexual; Professores; Técnicos de Saúde; Comum no Plural; Lugares-Comuns.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )