SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Mejorar el mundo, la escuela y el sí mismo los caminos entrecruzados de la experiencia de los jóvenesPolíticas de la reversibilidad: extensiones y opresiones de la justicia escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GOUVEIA, Luís. A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.434-454. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672.

Com a massificação da escolarização, alunos oriundos de meios social e culturalmente mais diversificados protagonizam trajetos escolares mais prolongados. Sustentadas em diretrizes políticas transnacionais, estas mudanças ocorrem também no contexto de uma instituição escolar moldada pelo paradigma da eficácia escolar. Nesta nova conjuntura, os moldes tradicionais em que é exercida autoridade dos professores são colocados à prova. No quadro do conjunto das profundas mudanças políticas, sociais e organizacionais que marcam o sistema educativo nas últimas décadas, pretende-se neste artigo explorar diferentes sentidos críticos mobilizados pelos professores relativamente à relação com os pais/Encarregados de Educação - em que dimensões da atividade docente essa intervenção é mais suscetível de acontecer e que juízos críticos são mobilizados por estes profissionais.

Palabras clave : Relação Pais-Professores; Autoridade Docente; Tensões e Críticas; Regimes de Envolvimento na Ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )