SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La autoridad docente y la compleja fabricación de lo común: tensiones y críticas en la intervención de las familias en el trabajo de los profesoresLa producción conjunta de los pactos de trabajo en educación: análisis de una experiencia de formación y sus efectos sobre la escolarización de estudiantes en situación de alta vulnerabilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

DIONISIO, Bruno. Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.455-474. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650903.

Os estudos extensivos que denunciam a persistência de indicadores de desigualdade, injustiça ou exclusão educativa nem sempre dão conta das rotinas escolares mais ou menos invisíveis, dolorosas ou insuportáveis que procuram revertê-los. Este texto mapeia um conjunto de dispositivos existentes em escolas públicas, cuja missão é trabalhar na reversibilidade dos problemas educativos. Eles ilustram as extensões da justiça escolar a novas esferas de intervenção (orientar, cuidar, proteger) que têm na ideia de vulnerabilidade o motor da ação pública. Alicerçados em instrumentos de medida da eficácia, esses dispositivos metamorfoseiam o trabalho docente e as modalidades de governação escolar, condicionando o modo como os atores educativos se envolvem e qualificam as situações. Os sentimentos de opressão provocados pelo imperativo político de uma inclusão eficaz testam, enfim, os limites da reversibilidade, da justiça escolar e das possibilidades de fabricação de um mundo escolar comum.

Palabras clave : Políticas Públicas em Educação; Inclusão Educacional; Justiça Educacional; Eficácia da Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )