SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professoresA produção conjunta dos pactos de trabalho em educação: análise de uma experiência de formação e seus efeitos sobre a escolarização de estudantes em situação de alta vulnerabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DIONISIO, Bruno. Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.455-474. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650903.

Os estudos extensivos que denunciam a persistência de indicadores de desigualdade, injustiça ou exclusão educativa nem sempre dão conta das rotinas escolares mais ou menos invisíveis, dolorosas ou insuportáveis que procuram revertê-los. Este texto mapeia um conjunto de dispositivos existentes em escolas públicas, cuja missão é trabalhar na reversibilidade dos problemas educativos. Eles ilustram as extensões da justiça escolar a novas esferas de intervenção (orientar, cuidar, proteger) que têm na ideia de vulnerabilidade o motor da ação pública. Alicerçados em instrumentos de medida da eficácia, esses dispositivos metamorfoseiam o trabalho docente e as modalidades de governação escolar, condicionando o modo como os atores educativos se envolvem e qualificam as situações. Os sentimentos de opressão provocados pelo imperativo político de uma inclusão eficaz testam, enfim, os limites da reversibilidade, da justiça escolar e das possibilidades de fabricação de um mundo escolar comum.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Inclusão Educacional; Justiça Educacional; Eficácia da Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )