SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La producción conjunta de los pactos de trabajo en educación: análisis de una experiencia de formación y sus efectos sobre la escolarización de estudiantes en situación de alta vulnerabilidadLa producción escrita del texto argumentivo-dissertativo: un proyecto didáctico basado en la Filosofía de Bakhtin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GIORDAN, Marcelo  y  MASSI, Luciana. Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.495-517. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646237.

Neste artigo, caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para analisar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicam a criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.

Palabras clave : Papel do Orientador; Tutor; Educação On-line; Formação Continuada; Sistemas de Atividades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )