SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Formación y supervisión de tutores como mentores de investigaciones in educación en líneaPrácticas de registro de la documentación pedagógica em la educación infantil: tecnología de gobernación de la infancia contemporánea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

COSTA, Marcos Rogério Martins; COELHO, Patrícia Margarida Farias  y  MEDINA, Irene Garcia. A produção escrita de texto argumentativo-disertativo: um projeto didático baseado na Filosofia Bakhtiniana. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.518-538. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647043.

Este artigo é caracterizado como uma pesquisa teórica e prática relacionada a um projeto desenvolvido durante o ano de 2015 em duas escolas, uma pública e outra privada, na cidade de Birigui, no Estado de São Paulo, Brasil. O principal objetivo do estudo foi analisar o projeto educacional e as atividades dos professores orientadas ao ensino e aprendizagem de textos dissertativo-argumentativo. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: (i) visitar as duas escolas, (ii) fornecer uma descrição das práticas escolares usadas, com especial atenção para o ensino de textos dissertativo-argumentativos, (iii) sugerir uma atividade aos professores para melhorar a aprendizagem desse tipo de texto, (iv) implementar essa atividade e (v) analisar os resultados obtidos. O referencial teórico utilizado para este estudo foi a filosofia bakhtiniana (BAKHTIN, 2013; 2006a; 2006b; 2006c; 2006d; 2010; 2013; VOLOSHINOV, 1986). Esta abordagem teórica foi escolhida devido a importância da compreensão do texto, não apenas como um conjunto de palavras, frases e parágrafos; mas como uma estrutura de significação, em que encontramos formas linguísticas, ideologias, bem como a postura discursiva. Finalmente, os resultados mostram que os textos analisados e produzidos durante o projeto executado ajudaram no desenvolvimento da habilidade argumentativa dos alunos, aumentando assim a sua capacidade de discutir e organizar ideias em uma situação comunicativa formal.

Palabras clave : Texto Argumentativo-Dissertativo; Ensino; Filosofia Bakhtiniana; Língua Portuguesa; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )