SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La producción escrita del texto argumentivo-dissertativo: un proyecto didáctico basado en la Filosofía de BakhtinProyecto dor on line perspectiva educomunicativa y uso de tecnologías de aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

HORN, Cláudia Inês  y  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.539-554. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8647105.

Este trabalho analisa como as práticas de registro da documentação pedagógica operam no governamento da infância contemporânea. Ao desenvolver-se um exercício analítico a partir da seleção de referenciais italianos para Educação Infantil, apresentam-se os fundamentos da documentação pedagógica, a fim de mostrar como ela produz um gradual refinamento nas formas de registrar as ações da criança, fazendo surgir um registro rigoroso, pontual e completo do sujeito infantil. Entende-se que tal forma de registro, ao subjetivar a criança, produz outros modos de viver a infância, condizentes com as formas de vida neoliberais. Toma-se o conceito foucaultiano de governamento para argumentar que a infância é governada por meio da invenção de saberes, programas, estratégias e táticas que conduzem a conduta das crianças. Nesse sentido, a documentação pedagógica é compreendida como tecnologia que articula um conjunto de estratégias que governam a infância. Na parte final, argumenta-se que, ao colocar-se a criança no centro do processo educativo, o interesse infantil passa a operar como uma estratégia que se desloca, atualmente, para a celebração da criança protagonista. Há uma economia nas ações pedagógicas e o esmaecimento do ensino e da ação do professor em favor da criança autorregulada.

Palabras clave : Infância; Governamento; Documentação Pedagógica; Interesse; Protagonismo Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )