SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A produção escrita de texto argumentativo-disertativo: um projeto didático baseado na Filosofia BakhtinianaProjeto dor on line perspectiva educomunicativa e uso de tecnologias de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

HORN, Cláudia Inês  e  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.539-554. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8647105.

Este trabalho analisa como as práticas de registro da documentação pedagógica operam no governamento da infância contemporânea. Ao desenvolver-se um exercício analítico a partir da seleção de referenciais italianos para Educação Infantil, apresentam-se os fundamentos da documentação pedagógica, a fim de mostrar como ela produz um gradual refinamento nas formas de registrar as ações da criança, fazendo surgir um registro rigoroso, pontual e completo do sujeito infantil. Entende-se que tal forma de registro, ao subjetivar a criança, produz outros modos de viver a infância, condizentes com as formas de vida neoliberais. Toma-se o conceito foucaultiano de governamento para argumentar que a infância é governada por meio da invenção de saberes, programas, estratégias e táticas que conduzem a conduta das crianças. Nesse sentido, a documentação pedagógica é compreendida como tecnologia que articula um conjunto de estratégias que governam a infância. Na parte final, argumenta-se que, ao colocar-se a criança no centro do processo educativo, o interesse infantil passa a operar como uma estratégia que se desloca, atualmente, para a celebração da criança protagonista. Há uma economia nas ações pedagógicas e o esmaecimento do ensino e da ação do professor em favor da criança autorregulada.

Palavras-chave : Infância; Governamento; Documentação Pedagógica; Interesse; Protagonismo Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )