SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Learning science through prehistoric archaeology: a teaching and learning experience with educative kits at the museum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Angélica Brito  and  BITENCOURT, Eron Matheus. Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.586-603. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710.

O presente artigo discutirá o museu enquanto espaço privilegiado de educação, fomento e acesso à cultura a partir da trajetória do projeto “Descobrindo Embu no Museu”. Trata-se de um projeto de educação museal desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Embu-SP) desde 2007, cuja finalidade é aproximar a comunidade local do patrimônio cultural existente na cidade por meio da valorização da cultura local, do reconhecimento dessa identidade e do fortalecimento do sentimento de pertencimento à história do Embu. Ganhador do prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sua ação educativa consiste na formação de professores da rede básica de ensino e na visita de seus alunos ao museu. Em 2017, o projeto completou 10 anos de existência e o objetivo deste texto é realizar um balanço de suas ações, discorrendo sobre seu desenvolvimento, aplicação, resultados, avanços e desafios que surgiram ao longo de uma década de existência.

Keywords : Educação Patrimonial; Democratização da Cultura; Ação Cultural; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )