SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Aprendendo ciência pela arqueologia pre-histórica: uma experiência didática com kits educacionais no museu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Angélica Brito  e  BITENCOURT, Eron Matheus. Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.586-603. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710.

O presente artigo discutirá o museu enquanto espaço privilegiado de educação, fomento e acesso à cultura a partir da trajetória do projeto “Descobrindo Embu no Museu”. Trata-se de um projeto de educação museal desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Embu-SP) desde 2007, cuja finalidade é aproximar a comunidade local do patrimônio cultural existente na cidade por meio da valorização da cultura local, do reconhecimento dessa identidade e do fortalecimento do sentimento de pertencimento à história do Embu. Ganhador do prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sua ação educativa consiste na formação de professores da rede básica de ensino e na visita de seus alunos ao museu. Em 2017, o projeto completou 10 anos de existência e o objetivo deste texto é realizar um balanço de suas ações, discorrendo sobre seu desenvolvimento, aplicação, resultados, avanços e desafios que surgiram ao longo de uma década de existência.

Palavras-chave : Educação Patrimonial; Democratização da Cultura; Ação Cultural; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )