SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Learning science through prehistoric archaeology: a teaching and learning experience with educative kits at the museumIs there a museal curriculum? The curricular theories in the understanding of museum education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VASCONCELLOS, Camilo de Mello  and  SILVA, Maurício André da. A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.623-639. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651713.

Nas últimas décadas os museus adotaram novas agendas e pautas, especialmente no diálogo com seu entorno e diferentes públicos. Nesse sentido, parcelas da sociedade em contextos de vulnerabilidade social vêm ganhando espaço no interior das instituições, redefinindo suas metas, planejamentos e prioridades. Este artigo reflete sobre o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo com um grupo de crianças da comunidade São Remo (favela com 12 mil habitantes, vizinha à Universidade) por meio da mediação comunitária colaborativa. Desde 2014 novas ações vêm sendo realizadas buscando, por um lado, diminuir as distâncias simbólicas e reais entre o Museu e sua vizinhança imediata e, por outro, ampliar o papel social, político e educativo da instituição.

Keywords : Museu; Educação em Museus; Mediação Comunitária Colaborativa e Públicos Inclusivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )