SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Is there a museal curriculum? The curricular theories in the understanding of museum educationArt-text: an unusual diving in pictures, concepts and experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VAZQUEZ, Manuel Gándara. A DIVULGAÇÃO SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.662-679. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720.

A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apoia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.

Keywords : Educação Patrimonial; Arqueologia Mexicana; Divulgação Significativa; Interpretação Temática; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )