SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3¿existe un currículo museal? Las teorías curriculares en la comprensión de la educación em museosArte-texto: un buceo inusual entre imágenes, conceptos y experiencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VAZQUEZ, Manuel Gándara. A DIVULGAÇÃO SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.662-679. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720.

A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apoia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.

Palabras clave : Educação Patrimonial; Arqueologia Mexicana; Divulgação Significativa; Interpretação Temática; Aprendizagem Significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )