SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Arte-texto: um inusitado mergulho por entre imagens, conceitos e experiênciasNotas sobre a escola dos Tupinambá de Olivença/BA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

WICHNOSKI, Paulo. A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do GT 01 do VI SIPEM. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.700-717. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647513.

Este trabalho mapeou a produção em Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resumos dos trabalhos publicados no GT 01 do VI SIPEM . Sob uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-hermenêutico, buscou-se responder o que revelam os resumos dos trabalhos publicados neste evento sobre a pesquisa em Educação Matemática nos níveis de ensino supracitados. Os aspectos revelados se articularam em 4 categorias que dizem: 1) das características internas às pesquisas; 2) do focado e interrogado; 3) do respondido e 4) da autoria e instituições de vínculo dos autores. Em geral, as pesquisas se situam na fronteira entre a pedagogia, psicologia e matemática, convergindo com as demandas da área e apontam para a importância de conceber uma formação de professores não somente preocupada com o domínio do conceito matemático, mas com a compreensão da relação existente entre a linguagem matemática destes conceitos e a linguagem natural, favorecendo o processo de ensino.

Palavras-chave : Educação Matemática; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Fenomenologia; Estado da Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )