SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The research in mathematics education in early childhood education and elementary education initials years: considerations from the WG 01 the VI SIPEM summaries“I passed through school and was able to get to university!”: life and educational paths narrated by university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SANTANA, José Valdir Jesus de  and  COHN, Clarice. Notas sobre a escola dos Tupinambá de Olivença/BA. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.718-740. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8648014.

Neste artigo pretendemos demonstrar, a partir de pesquisa etnográfica que temos realizado desde 2011 junto ao povo indígena Tupinambá de Olivença/BA, como o “estar na cultura” e “tornar-se forte na cultura” vão sendo produzidos a partir da escola e das relações que ela possibilita e articula, tanto interna quanto externamente, no movimento que multiplica a escola pelo Território Indígena, em especial pelas áreas de retomadas. A escola tem sido o lugar de produção de cultura, de pessoa, de parente, de “retomada” da tradição, de defesa do território e de atualização do que significa, para este povo, “estar na cultura”. Nesse sentido, “estar na cultura” para os Tupinambá se traduz no processo de construir coletividades.

Keywords : Educação Escolar; Estar na Cultura; Povo Indígena Tupinambá.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )