SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Notas sobre la escuela de Tupinambá Olivença/BALa infancia al filo de la navaja: construcción teórica como hacer ético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BERNARDO, Renata. “Passei pela escola e consegui chegar à universidade”: as trajetórias de vida e formação narradas por jovens universitários. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.741-760. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649192.

O presente texto tem como objetivo analisar as marcas das culturas escolares na trajetória de formação dos estudantes universitários de diferentes cursos superiores. Trata-se do recorte de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, pautada nos estudos sobre culturas escolares, trajetórias de formação e inserção no ensino superior. A produção de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas e encontros do grupo de discussão. As trajetórias narradas foram textualizadas em mônadas, na perspectiva de Walter Benjamin, constituindo narrativas de vida e de formação. O texto apresenta a análise de quatro mônadas, apontando marcas relativas às culturas escolares nessas trajetórias, como relações interpessoais e vínculos de amizade estabelecidos no contexto escolar, dentre outros, revelando os diferentes sentidos que a escola produziu nas histórias desses jovens.

Palabras clave : Jovens Universitários; Narrativas de Vida e de Formação; Culturas Escolares; Inserção no Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )