SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3“I passed through school and was able to get to university!”: life and educational paths narrated by university studentsUniversity entrant in higher education: profile, choices and expectationsii author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREIRA, Rita Ribes; GOMES, Lisandra Ogg  and  SILVA, Conceição Firmina Seixas. A infância no fio da navalha: construção teórica como agir éticoi. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.761-780. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649227.

O debate sobre a ética na pesquisa em Ciências Humanas, mais particularmente na pesquisa com crianças, é um tema candente no contexto brasileiro, assim como as condições de interlocução do pesquisador com os sujeitos que participarão de sua pesquisa têm ocupado um papel central. Considerando esse foco, nossa intenção é trazer para o centro do debate a dimensão ética que se faz presente na própria teoria, isto é, conceber a teoria como um agir ético. Partimos do pressuposto de que a pesquisa em Ciências Humanas sempre implica um outro, mesmo que não haja previsão de um trabalho de campo. O outro está incrustrado na teoria, seja naquilo que o conhecimento sistematizado pela humanidade já nos oferece como perspectiva de visada, seja naquilo que inauguramos com o nosso próprio pensar. Pensar, neste sentido, é um agir ético, na medida em que implica um outro e um posicionamento sobre esse outro. Quem é o outro-criança para os pesquisadores da infância? Que implicações éticas se impõem quando nos colocamos a pensar a infância? Por que pensar a infância? Para quê? Qual o lugar das crianças na teoria que produzimos sobre elas? Neste texto procuraremos perseguir essas indagações a partir da tensão que se dá entre participação e tutela, proteção e autoria, experiências de alteridade entre crianças e adultos na vida social que são postas em xeque no fazer teórico, posto que teorizar não implica apenas em descrever o mundo social, mas também em instaurá-lo.

Keywords : Infância; Ética; Participação das Crianças; Proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )