SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Childhood on the razor's edge: theoretical construction as ethical actionGender and sexuality in education: provoking dislocation and unrest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERRI, Cassia; DUARTE, Blaise Keniel da Cruz  and  NEITZEL, Adair Aguiar. O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.781-804. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649245.

Esta pesquisa, cujo tema é a Educação Superior, tem como objetivo discutir, por meio do perfil do acadêmico ingressante, as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. Busca, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line com 19 questões objetivas aplicado a ingressantes da graduação de uma universidade do sul do Brasil em 2016, 1º. semestre. A análise dos dados pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados, sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, economicamente dependente da família e oriunda das escolas públicas; b) a participação em atividades culturais, como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer, como a prática de esportes, dança e academia, é moderada; c) ações de acolhimento e atendimento ao discente no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição de uma etapa escolar a outra dê-se de forma mais tranquila, assim como para a permanência do acadêmico na universidade; d) a maioria dos ingressantes deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimentos da área de cultura geral. Observamos que o processo de transição do Ensino Médio para o Ensino Superior é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar o capital cultural dos alunos.

Keywords : Educação Superior; Perfil dos Ingressantes; Cultura Juvenil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )