SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Gender and sexuality in education: provoking dislocation and unrestComputer programming and the auxiliary processes of learning: hackers school case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ALMEIDA, Adriana Mesquita de; CABRAL, Raquel Larissa; GONCALVES, Adriana Gimenes  and  PRODOCIMO, Elaine. Publicações acadêmicas sobre bullying em periódicos brasileiros de educação: o que dizem os estudos sobre esse assunto. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.822-843. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682.

O objetivo deste estudo foi investigar as publicações acadêmicas sobre violência escolar, especificamente sobre o fenômeno bullying, em revistas brasileiras da área da educação, em Língua Portuguesa, classificadas no estrato A1 de indexação Qualis - CAPES. Foram obtidas 26 revistas que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Foi realizada uma busca no acervo digital dessas 26 revistas utilizando as palavras “violência”, “agressividade”, “agressão” e “bullying” no título, resumo e assunto. Foram excluídos artigos escritos em língua estrangeira, sem resumo disponível e classificados como ensaios, chegando a 297 artigos. Por meio da leitura dos resumos, foram selecionados aqueles referentes ao âmbito educacional, identificando-se os que trataram da temática do bullying, totalizando 14 artigos, que foram lidos na íntegra para a realização de uma análise qualiquantitativa.

Keywords : Bullying; Violência Escolar; Publicações Acadêmicas; Revisão de Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )