SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Publicações acadêmicas sobre bullying em periódicos brasileiros de educação: o que dizem os estudos sobre esse assunto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BATISTELA, Fernanda  e  TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da escola de hackers. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.844-861. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8646129.

Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática, o software assume papel estratégico de progresso humano e social. Nesse sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo adquirir habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nessa direção. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o modo como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem. Isso, a partir de pesquisa de campo e do aporte teórico-pedagógico exposto por Juan Ignacio Pozo em sua obra “Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem”. O referido Projeto, em atividade desde 2014, atende estudantes do Ensino Fundamental de escolas municipais da cidade brasileira de médio porte, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, lhes oportunizando atividades que conduzem ao aprendizado de técnicas e habilidades de programação através do software Scratch. Assim, este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do Projeto em uma das escolas participantes junto a uma turma de 11 alunos. Os dados primários foram coletados por meio de observação, questionários e entrevistas e analisados a partir de categorias definidas em função do recorte teórico. Como resultado essencial, foi possível verificar que o processo auxiliar de aprendizagem que obteve mais destaque para o grupo de estudo foi a motivação.

Palavras-chave : Conhecimentos de Informática; Processos Auxiliares de Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Recursos Educacionais; Cultura Contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )